sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Você prefere ser chefe ou líder?






Você prefere ser chefe ou líder?

Você sabe a diferença entre ser chefe e ser líder? O chefe tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros. Já o líder promove o crescimento e o desenvolvimento profissional de seus subordinados, motivando-os a conseguirem um desempenho superior. O professor Augusto Cesar, especialista em cerimonial, eventos e protocolo faz outras considerações a respeito das figuras do chefe e do líder. Confira.



1 - Os chefes são temidos e não respeitados, seus funcionários geralmente são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando têm dúvidas.

2 – Ser líder é uma forma de agir, uma maneira de ser. Pode ser qualquer pessoa de qualquer idade. Exemplos: uma criança liderando seus amigos na brincadeira; um adolescente liderando sua "tribo"; uma dona de casa liderando seu lar; um gerente liderando seus colaboradores…

3 - O chefe vê seus funcionários como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo. Ele nunca incentiva ou motiva, já que acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não é visto, ele faz questão de apontar os erros.

4 - Liderar é desenvolver a visão do que é possível e ser capaz de inspirar outros a ajudá-lo a realizar estas possibilidades. Ser um líder significa desenvolver completamente competência e talento internos.

5 - O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando um objetivo é alcançado.

6 - Antigamente o bom líder era aquele que sabia mandar, embora, hoje ele deva saber compartilhar informações e investir nas pessoas, para que elas dêem o melhor de si.
SERVIÇO: www.augustolima.com.br


J.R. Avelar comemorou
aniversário na Europa

Quem esteve no berço no dia 19 de agosto foi o jornalista J. R. Avelar, da equipe do caderno de Polícia do DIÁRIO. Como estava de férias fazendo um giro pela Europa com a esposa Dinalva, Avelar comemorou o natalício em Fátima/Portugal e no mesmo dia o casal viajou para Paris para um passeio pelos Champs-Élysées, Catedral de Notre-Dame e Torre Eiffel.


O sim de Ronaldo e Celisse

Ronaldo Braga e Celisse Brito sobem ao altar da Primeira Igreja Presbiteriana do Pará neste sábado (06). Casam-se sob as bênçãos de Deus. Após a cerimônia religiosa os noivos recepcionarão amigos e familiares na Champagne Buffet.


Chá de bebê

Neste sábado (6) Simone Aguiar vai oferecer um chá de bebê para suas amigas. Será no Jardim das Delícias. O herdeiro David Tiburcio chega ao mundo no próximo dia 16. Será uma festa muito alegre, onde não faltaram as tradicionais e novas brincadeiras.


70 anos de Isaac Serruya

O aniversário de 70 anos de Isaac Jayme Seruya foi comemorado com um jantar no Hilton Belém. Jayme Serruya recebeu demonstrações de amor, carinho e respeito que sempre semeou em sua vida. Serruya ficou muito feliz com a homenagem prestada pelos filhos Pepita, josé, Salomão e Isaac. Como presente de aniversário ele ganhou um show do Roberto Carlos cover, que veio de Santos (SP) para abrilhantar a festa.


Niver de Rayana

A encantadora Rayanna Isabela Leite Teixeira completou 18 anos e ganhou uma linda festa de seus pais Rubens e Rosilene Teixeira, e da irmãzinha Rayka, para comemorar ao lado dos familiares e amigos a nova idade. Parabéns!


ACONTECE

Questão racial nas
escolas em debate

O Instituto Unibanco, o Fundo Baobá e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a colaboração técnica do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), lançaram o edital Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra. O edital é dirigido para escolas públicas e organizações não governamentais (ONGs) e o objetivo é apoiar a implementação de práticas de gestão escolar no Ensino Médio, de qualquer região do país, que busquem elevar os resultados educacionais dos jovens negros e negras. As inscrições vão até 10 de outubro de 2014 pelo site www.baoba.org.br.


PENSE NISSO

"Não há ninguém tão forte que possa ficar imune à fraqueza dos oprimidos e à justiça de Deus"

William Silva

Um comentário:

  1. Interessante o texto "Lider ou chefe". Transcrevi para o meu blogue (www.bloguedovalentim.com). Obrigado.

    ResponderExcluir